domingo, 4 de janeiro de 2009

Estados Unidos proíbe maiôs "high-tech" para menores de 13 anos

Fonte: UOL (clique para acessar o artigo original)

A medida mais radical para conter avanço dos trajes 'high-tech'' foi tomada pela entidade que dirige o mais poderoso time da natação mundial.

Nos EUA, só adolescentes maiores de 13 anos podem vestir os maiôs.

A medida foi tomada principalmente para evitar que as diferenças econômicas afetassem a competitividade dos torneios e a vida das famílias.

Um traje LZR da Speedo, por exemplo, custa US$ 500 e dura poucas provas. Manter uma criança ainda sem patrocínios grandes competindo com o maiô é inviável para a maioria dos pais.

A medida foi votada e aprovada por 70% dos delegados da entidade que controla a modalidade nos EUA. A ideia era estender o veto até os 18 anos, mas enfrentou resistência da maior parte dos diretores.

"Esse foi o primeiro passo. Não poderíamos banir o traje para todos os atletas, até porque não existe discussão internacional a esse respeito. A proibição para as crianças teve como meta acabar com a divisão entre os que têm e os que não têm", diz John Leonard, diretor-executivo da Associação de Técnicos de Natação dos EUA.

As crianças, porém, não precisam usar só sungas. O veto é para peças que cubram braços ou a região abaixo dos joelhos. Mas, em torneios adultos, adolescentes poderão vestir peças que cubram quase todo o corpo. "Queremos ampliar a participação das pessoas na natação. Os custos desses maiôs para nadadores tão jovens não faz sentido e contraria o ideal de disputas justas", afirma Leonard.