quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Para pensar...

TREINAMENTO

PORQUÊ NADAR MAL???

Olympics.org

Alex Pussieldi direto de Atlanta
Publicado em 27/07/2008



Por quê???

Isto é um atraso do nosso esporte. Nós treinadores, atletas, todo mundo já até se acostumou com a idéia de que fora de época, podemos nadar mal. O termo “pesado” é tão forte, tão pesado, que virou sinônimo de justificativa para qualquer tempo ruim, péssimo ou ridículo. Isto é definitivamente uma situação que está mudando a nível mundial e precisamos nos adaptar.

Precisamos aprender com os esportes coletivos onde existe uma temporada de bons resultados e boas atuações. Não necessariamente um pico de um super resultado. Precisamos seguir o que o triátlon nos ensinou a quase duas décadas de que se pode manter um padrão durante toda uma série de eventos. Até mesmo as águas abertas estão aí para provar que este é o caminho.

Esta história do nadador passar o ano todo competindo mal e chegar ao final da temporada esperar que ele nade bem não faz sentido. Seria o mesmo esperar que ele detonasse na competição principal após passar a temporada toda treinando mal.

Foi o treinador americano Jack Nelson que me ensinou há quase dez anos que se “o seu atleta nadou rápido hoje, ele vai nadar melhor amanhã”. Toda competição é uma boa oportunidade de você nadar melhor.

Competição é o momento sublime de nosso esporte. É onde os atletas viram estrelas, onde tudo deve ser dirigido para eles brilharem. Não concordo que existam competições fracas ou competições fortes. Você, atleta, é que faz a competição rápida ou lenta.

Não concordo em poder justificar maus resultados simplesmente por não ser o seu objetivo tal evento. Lembro que foi uma das minhas brigas com o Head Coach do Pine Crest Jay Fitzgerald. Ele me reclamava o motivo de eu mandar os meus atletas colocarem fast skin em todas as competições da temporada. Na cabeça dele, apenas na competição principal seria mais adeqüado. Na cabeça dele, se o atleta usasse o artifício do fast skin durante o ano, não teria o efeito psicológico do final da temporada.

Para mim isso é bobagem. O traje ideal ajuda a você nadar mais rápido. Se você nada bem durante a temporada, deve nadar melhor no final da temporada. Nadar bem ajuda a sua cabeça, ajuda o seu físico, ajuda o seu técnico a continuar melhorando e ajustando o seu programa de treinamento.

O fato de termos uma regulamentação caduca no Brasil, onde o número de provas é limitadíssimo para cada atleta também atrapalha, e muito. Os fatos de nossos atletas só poderem nadar uma ou duas provas por dia, limita as possibilidades, limita as opções e principalmente as perspectivas.

Nossos nadadores já são especialistas de determinado estilo na categoria mirim, o que é um verdadeiro absurdo. Nosso programa está longe da realidade mundial onde nos principais centros de natação todo mundo nada tudo até certa idade.

Nos Estados Unidos, cada competição, três dias de disputa, três provas por dia, mais três revezamentos. Nove provas por competição, sendo uma média de duas a cada mês, são 18 provas por mês. Digamos que se compita dez meses do ano são 180 provas numa temporada. Duvido muito que no Brasil muita gente nade mais do que 30 provas por ano. Talvez os números não sejam tão precisos, mas a diferença é monstra.

Já estou acostumado com os nadadores brasileiros que chegam aos Estados Unidos e ao verem a inscrição de sua primeira competição dizem logo: “Eu nunca nadei esta prova”.

Outro detalhe que reforça esta tese é de que se você nada nove provas e sempre variando provas a tendência de melhorar seus tempos é maior. Nadar provas em que você normalmente não nada aumenta as probabilidades de melhorar seus tempos nestas provas. Melhorar o tempo nos Estados Unidos é a vitória do atleta. Nem pódium temos por aqui quando não é campeonato nacional. O “best time” é o que todo mundo busca, seja “pesado” ou não.

Tal artigo tem o objetivo de lançar um desafio aos profissionais brasileiros. Porque não oferecer uma boa condição de disputa para nosso atleta. Porque não utilizar as competições como uma série anaeróbica de qualidade. Porque continuar nadando segundos e mais segundos longe do seu melhor e achar que está tudo certo. Porque continuar mandando atletas para Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo nadar de forma abaixo do esperado e justificar que o “pesado” resolve tudo.

Treinamento mudou no mundo inteiro. As premiações em dinheiro, a multiplicação de competições e oportunidades. Tudo contribuiu para esta nova fase de nosso esporte. Continuar boiando e arranjando desculpas não nos leva a lugar nenhum.

Se o seu atleta nadar bem fora de temporada ele vai nadar melhor no momento certo. Este deve ser o lema, um lema importante, profundo e que só vai trazer nossa natação para um nível ainda melhor.


****texto retirado do site da FGDA!!!
E O ESTADUAL TÁ AÍ...BATENDO NA PORTA!

BJU
MAGALI

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Casamento Dani e Pecoits:18/10/2008 (mais fotos)



Veja o álbum completo.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Casamento Dani e Pecoits (18/10/2008)


Clique na imagem para vê-la maior...

Veja o álbum completo (fotos da Py).

domingo, 12 de outubro de 2008

Momentos flash...IV Etapa Circuito Master


Pedro e Rava, os velocistas!!


Esther e Majane


o pote voltou vazio...nem os farelos rs!!


Magali e Elisa

Reveza feminino 4x50 livre 100 mais MAJANE, ANA, MAGALI e FABI.

Competição: IV Etapa Circuito Master de Natação
Onde: GNU
Quando: 11 de outubro de 2008
Prova: revezamento 4x50 livre
Atletas: na ordem = Majane, Ana, Magali e Fabi.
Revê ouro!

RAVA nos 50 livre!!

Competição: IV Etapa Circuito Master de Natação
Onde: GNU
Quando: 11 de outubro de 2008
Prova: 50m livre
Atleta: Rava na raia 2 de touca preta.

PEDRO nos 50 Livre!!!!!

Competição: IV Etapa Circuito Master de Natação
Onde: GNU
Quando: 11 de outubro de 2008
Prova: 50m livre
Atleta: Pedro Echabe na raia 8, retornando às competições!